Um retrato do Fórum Municipal da Música de BH

Após 3 reuniões, no dia 02 de Julho de 2019, formalizamos o Fórum Permanente Municipal da Música. Muitas pautas e planos discutidos. Aqui vão algumas pontuações para apresentar no fim do ano a secretaria municipal de cultura, no intuito de se formar uma política verdadeiramente para a música em Belo Horizonte.

Por José Oliveira Junior:

É preciso discutir as políticas específicas por setor, alinhadas com o plano Municipal de Cultura

Prioridades para 2, 4, 6 e 8 anos.

Significa pensar em recursos materiais e capacidade de articulação que são, do estado provedor ao estado articulador. Não é apenas colocar na pauta quanto recurso cada setor tem na lei de incentivo, mas o que e como pode ser a atuação do poder público

Exemplos:

• Grandes festivais FIT, FIQ, FAN, FLI
  • Bolsa Pampulha e agora discutem a programa de Formação de novos curadores.
  • BH Nas telas. Por que não ter linha específica para estímulo à produção local de Trilha sonora para produção audiovisual financiada pelo município e União, por exemplo?
  • CENA Plural. Melhoria do programa?
  • Contratação de artistas para apresentações e cursos na rede pública municipal
  • Desburocratização para utilização do espaço urbano.
  • Redução tributária para atividades artísticas (empresas de teatro pagam menos ISS, como exemplo).
  • Programas de distribuição e circulação da produção artística de BH para outras cidades, estados e países.

Estes são alguns exemplos que a categoria musical poderá reivindicar melhorias e participações além de muitas outras que poderão surgir. Acompanhe nosso convite para encontros quinzenais na nossa página de facebook – “ Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais”  Vamos construir uma política pública da Música para a cidade de Belo Horizonte !Vamos construir esta carta juntos. Participe.