SINDMUSI MG Patrimônio Material e imaterial.
Segue a PL do Músico - 100% do valor do couvert artístico cobrado em bares, casas de show e outros estabelecimentos - matéria: Heraldo Leite
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei nº 2.868/2024, de autoria do deputado estadual Leleco Pimentel, que reconhece o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais ( SINDMUSI MG) , de base territorial estadual, como entidade de relevante interesse cultural e como patrimônio material e imaterial do Estado.
A proposta representa um avanço significativo no fortalecimento institucional dos músicos profissionais e no reconhecimento do papel histórico, social e cultural da categoria na construção da identidade mineira. O SINDMUSI MG atua há décadas na defesa dos direitos trabalhistas, na valorização da profissão e na preservação da memória musical de Minas Gerais.
Além desse projeto, o deputado Leleco Pimentel também é autor de outra iniciativa legislativa que garante aos músicos o direito de receber 100% do valor do couvert artístico cobrado em bares, casas de show e outros estabelecimentos, reforçando a valorização do trabalho artístico e a justa remuneração dos profissionais da música.
A aprovação na Comissão de Cultura foi encerrada em clima de celebração. Em um momento simbólico, parlamentares, músicos e representantes da categoria cantaram o chamado “hino dos músicos”, a canção “Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, em homenagem à trajetória e à luta histórica dos músicos profissionais de Minas Gerais.
Receba nosso informativo com as últimas atualizações em seu e-mail.