PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Por Paulo Henrique Assumpção e Silva

O músico profissional hoje, em um cenário econômico e social em reconstrução no Brasil e em nosso estado, tem diversos caminhos que pode escolher para trilhar e conseguir sucesso e sua carreira artística. Ele pode como musicista trilhar um caminho solo, participar de conjuntos musicais em óperas, concertos e recitais, pode conduzir conjuntos de canto coral, criar partituras, desenvolver trilhas sonoras, dar aulas de música particulares e/ou em escolas, entre outras diversas atividades.

Mas o músico sabe escolher o seu melhor caminho de forma planejada e organizada para conseguir resultados esperados? A prática nos diz que não!

Aí se faz necessário um instrumento fundamental para o sucesso profissional que é o Planejamento de Carreira.

O Planejamento de Carreira na prática é o caminho que o artista músico deverá tomar para que possa chegar de forma organizada ao sucesso. A partir da visão, dos objetivos profissionais e do perfil pessoal de cada músico, ele determina as competências e estratégias necessárias no curto, médio e longo prazos.

Suas etapas gerais passam pela definição de objetivos e metas a partir da visão profissional, o estudo do mercado ao qual está inserido ou quer se inserir, avaliação de suas competências, a construção das melhores estratégias para se chegar aos objetivos e metas definidos, a tomada de decisão com prioridades e a ação.

É comum termos dificuldades no ambiente musical para definirmos objetivos e metas, mas existem alguns bem práticos e óbvios como conseguir mais contratos de shows, aumentar o público alvo, vender mais trabalhos em mídia, participar de conjuntos musicais reconhecidos, entre outros.

A elaboração e execução de um Planejamento de Carreira possui vários benefícios como o de dar um sentido lógico e organizado à vida profissional do músico, ditar o ritmo, a harmonia bem como a melodia para esta mesma vida profissional através da motivação e aumento das competências pessoais e profissionais em um cenário artístico cada vez mais disputado.

O Planejamento de Carreira está para o sucesso profissional e pessoal como uma Partitura está para o sucesso de um recital ou concerto!

Paulo Henrique Assumpção e Silva é Mestre em Administração, executivo e consultor de empresas,

coralista do Coral Gregoriano de Belo Horizonte,

aluno musicista da Sociedade Musical Carlos Gomes e Orquestra Parque Escola Sagrada Geração,

e tutor em educação financeira e planejamento de carreira para musicistas.

You may also like