Nota de repúdio do SINDMUSI-MG à desvalorização da arte e da música

O Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Minas Gerais, SINDMUSI-MG, lamenta o potencial despreparo daqueles que se apresentaram como candidatos ao governo do estado nas eleições do ano passado e membros da sociedade civil mineira para entenderem as complexidades que a arte provoca e, sobretudo, a importância das iniciativas públicas para a sustentação da arte e enriquecimento cultural.

Em 2 de setembro de 2018, presenciamos uma violência brutal contra a cultura nacional brasileira, quando o acervo do Museu Nacional esvaiu-se em chamas no Rio de Janeiro. Não há palavras que descrevam a perda que isto representa à cultura brasileira, mas devemos aprender através deste ocorrido. O Brasil, mais do que nunca, deve instruir-se a preservar sua cultura e sua história.

Quantas crianças e adultos serão furtadas do direito de aprender sobre tantos temas pela perda descrita acima?

A cultura é dotada de patrimônios materiais e imateriais e é dever do Estado zelar por esta herança, assim como é dever do governo de Minas zelar por seu patrimônio cultural. Parte desta riqueza cultural remete-se à arte e, em especial para o SindMusi, à música.

Minas Gerais possui o tamanho geográfico equivalente à França e é maior que mais da metade dos países do globo terrestre. Todo este patrimônio merece carinho e respeito, mas não apenas em discursos. Minas merece incentivo e manutenção de seu grande potencial cultural, formador deste povo e provocador de horizontes melhores.

Minas não é só Congado e nem ópera, não é só fé nem  samba, não só sertão e soul, jazz e oratórios. Minas é tudo isto.

Sabemos que o investimento em cultura é pífio diante de tantas outras demandas, mas tal negligência é inadmissível e estaremos firmes para lutar pelos músicos mineiros, docentes ou performers, eruditos ou populares, a qualquer hora e a qualquer tempo.

Minas é um museu a céu aberto, com suas igrejas, praças, parques e teatros. E, se algum deles se vira à elite, devemos otimizar seu funcionamento, mas, nunca os difamar para nos “livrarmos”. Os eleitores elegem seus governantes para zelar por seu patrimônio e não para que oportunistas o destruam por ações ou palavras.

Políticos não são patrões, mas funcionários do povo, admitidos pelo voto para cuidar do patrimônio material e imaterial da sociedade.

Repudiamos qualquer governo que não incentive e valorize a cultura, expressão de um povo. Nos dispomos a colaborar para a criação de medidas protetivas à arte e seus espaços de atuação.

SINDMUSI-MG na luta!

Sobre o Sindicato

O site esta de volta

Olá, músicos de Minas Gerais! Temos uma ótima notícia para vocês: o site do Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas

Dicas para músicos

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Por Paulo Henrique Assumpção e Silva O músico profissional hoje, em um cenário econômico e social em reconstrução no Brasil

OS TAMBORES DA RESISTENCIA

Por Gilberto Mauro A Intolerância e Desrespeito às Religiões de Matrizes Africanas Precisamos entrar em um debate cada vez mais

Dona Eliza: a dama do samba belorizontino

Dona Elisa chega ao nosso sindicato alegre.  Recebe todos com abraços longos. Sua pele negra transpira suas marcas da idade.

Get the latest

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Hot news

Travel

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Most popular